Eu amo um chocolate ao leite, posso passar dias sem comer, porém quando sinto aquele sabor maravilhoso só consigo parar de comer quando a barra de chocolate desaparece rs.
Por isso achei muito interessante a matéria abaixo que não é da minha autoria.
Como consumir esse alimento de modo saudável e sem aumentar os ponteiros da balança? O chocolate pode ser uma fonte importante de nutrientes, energia e satisfação. Hoje, a imagem de vilão do alimento começa a ser dissolvida, à medida que se conhece mais sobre os seus componentes e os benefícios que podem trazer ao organismo. O chocolate, pouco a pouco, passa a fazer parte das dietas, para a boa ventura dos supliciados pela necessidade de se privar de algumas gulodices para perder alguns quilos, ou manter o peso ideal.
O chocolate tem uma boa vantagem sobre outros alimentos, pois reúne nutrientes, como cálcio, fosfato e ferro, carboidratos, fenóis e flavonóides. Recentemente, descobriu-se que os flavonóides são compostos químicos encontrados em certas frutas, vinhos, vegetais, chás, nozes, sementes e raízes, sendo que a maioria atua como antioxidantes, enquanto outros contêm propriedades antiinflamatórias. Além disso, estudos dão conta de que os flavonóides podem atuar como agentes que retardam ou previnem alguns tipos de câncer.
Isso tudo faz parecer que comer chocolate é um ótimo negócio e que não traz riscos à saúde. Mas é preciso bom senso para mantê-lo na dieta e obter bons resultados na balança. Os chocolates contêm muita gordura em sua composição, que pode ser traduzida em altas calorias.
Por isso, é necessário tomar cuidado e buscar os chocolates mais indicados, que vêm nessa ordem: chocolate meio amargo, ao leite e branco. O meio amargo é o que tem menos calorias, seguido pelo ao leite e, por último, o branco, de acordo com a quantidade de gorduras que contêm.
Isso explicaria por que o bom chocolate tem características viciantes. Embora não haja evidências científicas de que o chocolate seja capaz de causar dependência, após a privação ou o consumo, algumas pessoas parecem ter reações químicas e psicológicas que podem ser comparadas às de um vício. Pessoas com essas reações são comumente chamadas “chocólatras” ou “chocaholic”: têm uma vontade incontrolável de consumir chocolate e visível melhora do bom humor e do bem-estar quando isso ocorre.
Outra opção são os chocolates light, que oferecem menos calorias. Não confunda com os chocolates diet, que devem ser evitados. Os tipos diet são produzidos para pessoas com diabetes e, apesar de não conterem açúcares, em geral, possuem maior quantidade de gordura, que certamente se refletirá em ganho de peso.
Fonte: http://www.terra.com.br/istoegente/397/saude/index.htm
Com moderação, poucas coisas podem fazer mal, não é?
Espero que gostem da dica.
Beijinhos
Adorei o post flor, também adoro chocolate e é muito difícil achar alguém que não goste né?!
ResponderExcluirSe eu olhar para uma barra de chocolate, meu extinto é comer mas, ainda bem que a maioria das vezes consigo me controlar e não comer direto...
Flor, amei demais o seu blog e já estou te seguindo para acompanhar os posts magníficos e se você me seguir eu iria ficar muito feliz!
Beijos
Meu blog: modaetutorial.blogspot.com
Já passei no seu blog, e gostei demais.
ExcluirTo seguindo.
Beijo
Chocolate é bom demais né!Não dá pra ser feliz sem!
ResponderExcluirTem post novo lá no blog! Bjus
http://esmaltesdaminhacaixinha.blogspot.com.br
Chocolate é muita delícia em uma barrinha só rsrsrs.
ExcluirAline, já passei lá no novo post flor.
Beijos